A Caixa Econômica Federal informou que a nova rodada de pagamentos do PIS/Pasep começou nesta quarta-feira (20/23). A partir destes dados estão sendo disponibilizadas cotas correspondentes à presiticação desde o nascimento até o ano de 2012.
Esta iniciativa visa fortalecer a aquisição de renda dos trabalhadores brasileiros, ampliando o acesso a financiamentos a baixos custos.
Os pagamentos serão feitos aos cotistas regularmente inscritos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Serão depositados os valores disponíveis mais recentes.
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas sociais que consistem em uma transferência de recursos da União para trabalhadores que trabalham em empresas privadas ou públicas.
O PIS/Pasep de 2023 vai beneficiar milhões de trabalhador que compram certos requisitos. Abaixo segue uma lista de quem pode receber o benefício em 2023:
Trabalhadores estrangeiros que exerçam atividades laborativas no território nacional sem qualquer vínculo legal;
Qualquer trabalhador que não tenha contribuído para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou para o Programa de Integração Social (PIS);
Trabalhadores que recebem recompensas superiores a dois salários mínimos nacionais.
O PIS/PASEP é um programa de complementação salarial destinado aos trabalhadores brasileiros, financiado pelo Governo Federal. Sua alocação vem desde 1971, sendo uma das formas de ajuda que trabalham, sendo que a partir da data de 2023 haverá ajustes na seleção de quem pode ter direito ao seu benefício.
A definição das datas de 2023 diz respeito à contribuição mínima de, no mínimo, 09 (nove) meses corridos dentro dos 12 (doze) meses que antecederam o mês de referência para obter o direito ao benefício. Trata-se de uma das exigências protegidas pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
Vale ressaltar que, como já dito anteriormente, para ter direito ao PIS/PASEP de 2023 é necessário ter trabalhado no mínimo 9 meses, mas também deve ter sido realizado uma contribuição dentro desse período.
Isso quer dizer que, para exercer o seu direito, é obrigatoriamente preciso que o trabalhador tenha contribuído durante todos os meses de referência ao INSS.
Para isso, deve-se checar no site da Caixa Econômica Federal quais são os dias de referência do benefício de 2023. Neles é possível informar os eventos de referência nos quais devem ser realizados como contribuições.
Além disso, também é preciso ter acesso ao número de contribuições no período selecionado.
De forma recente, Rafaella Justus, filha do antigo relacionamento entre a apresentadora Ticiane Pinheiro e…
¿Has intentado diversas dietas y ejercicios, pero parece que nada funciona? ¿Estás cansado de mirarte…
Quando se trata de segurança financeira, especialmente em tempos de incerteza, o Seguro Prestamista é…
Essa salada de repolho cremoso é uma ótima opção para acompanhar grelhados, churrascos, sanduíches e…
Desvendando os Mistérios por Trás dos Desastres no Rio Grande do Sul https://youtu.be/yk6cc3_7fr8?si=l4g_OWAycUu6_9ny Recentemente, um…
A Apple planeja utilizar chips M2 Ultra na nuvem para AI. Segundo relatos, a empresa…